Ola,
Esse blog foi
criado para acompanhar a matéria de Introdução a Psicologia, da Universidade de
Brasília. Nele discutiremos temas relacionados a matéria, levando uma visão
pessoal para tais temas.
Hoje discutiremos
sobre "O Lama no
laboratório" que
pertence ao livro Como Lidar
Com Emoções Destrutivas.
O texto citado anteriormente conta a
história de um monge budista, o qual foi ficticiamente chamado de Lama Öser,
que utiliza as técnicas de meditação que ele aprendeu em sua religião para
ditar suas reações a tudo que acontece em sua vida, e essa sua prática, e de
tantos outros que a utilizam, despertou interesse na pesquisa que fora feita no
livro, que busca analisar a meditação como uma educação da mente, assim sendo,
como fazer com que a pessoa lide melhor com as emoções destrutivas através
dessa educação. Os pesquisadores utilizaram da ressonância magnética, de um
aparelho chamado eletroencefalógrafo e outras técnicas da ciência para
observarem como a prática de meditação se
manifesta no cérebro e na fisiologia de Öser, e assim eles poderem avaliar tais
sinais dentro daquilo que eles são especialistas e tem pleno conhecimento.
Essa educação da mente que os
cientistas tanto buscam entender me parece a solução para tantos mal-estar que
rodeiam nossa vida cotidiana, pois tantas pessoas diariamente se deixam perder
no que é a correria da vida, e deixam sentimentos como a ansiedade, a raiva, a
agitação, o estresse, a tristeza, a frustração tomarem conta do seu ser. O
controle de tais sentimentos, como outros que podem se encaixar no que é
chamado de emoções destrutivas, são pregados na nossa sociedade como paradigmas,
é pregado que os mesmos só conseguem ser controlados a base de remédios
controlados, através de terapias intensivas. E no decorrer do texto, Öser nos
demonstra que é possível sim controlar certas emoções destrutivas e certos
reflexos humanos que podem representar para a ciência uma descoberta
importante.
Através de Öser, descobri que existem
vários tipos de meditação, e são executadas e podem ter influências sobre nós
de diferentes formas. Temos a meditação de concentração num ponto (quando se
fixa o olhar num ponto), a a meditação
através de uma visualização (quando se imagina uma imagem completa), a meditação através da geração de compaixão (a
que é basicamente sentir amor e compaixão pelos seres), a meditação sobre o
destemor e a devoção (quando se pensa em uma confiança profunda, destemida), a meditação “estado aberto” (que é quando ele
abre a mente, permanece-se com a mente consciente mas sem atividades mentais
propositais).
Houveram várias baterias de teste, onde
os pesquisadores analisaram o que acontecia com Öser quando ele meditava e como
ele se portava frente a algumas situações. E a verdade é que, me chamou muito a
atenção quando ele passou por três testes. O teste no qual ele teve que ter uma
discussão com uma pessoa cabeça dura e uma compreensível, mas que as duas
tinham opiniões contrarias a ele, o segundo teste, que ele precisou ver dois
vídeos que as pessoas geralmente acham repugnantes.
No primeiro teste que eu falei, quando
ele conversava com o compreensivo, ambos se respeitavam e ouviam as opiniões um
do outro, mesmo sendo opostas, mostrando até estarem numa relação de amizade.
Quando foi para ele conversar com o cabeça dura, Öser sofreu algumas afrontas
do mesmo no início, e reagia as mesma com sorriso, sinais de compreensão e
respeito a sua opinião, tanto que chegou ao ponto em que o cabeça dura disse
aos pesquisadores que não conseguia mais enfrentá-lo, porque ele era tão simpático
e compreensivo com a sua opinião que ele se sentia acuado e não queria mais
tentar bater de frente com ele. Isso me chama a atenção porque muitas vezes,
quando temos opiniões diferentes dos outros, queremos convencê-los que eles
estão errados e nós certos, e muitas vezes fazemos isso usando grosserias, nos
estressando quando o outro grita conosco e acabamos revidando as agressões. Vimos
com o caso do Öser que o melhor a se fazer é não revidar, porque aquilo que
poderia ter se tornado uma briga generalizada pelo fato do cabeça dura o atacar
por ter uma opinião diferente, na verdade desarmou a pessoa que estava
atacando, pois ela não o viu revidar, na verdade o viu entender seu ponto de
vista e aceitá-lo. Se as pessoas fizessem o mesmo que Öser fez com o tal cabeça
dura, muitas brigas que são comuns no dia a dia das pessoas teriam fim, como
discussões políticas, religiosas, sexuais, entre outras discussões que as vezes
chegam ao ponto em que as pessoas tentam matar uns aos outros por não
conseguirem aceitar opiniões divergentes. Uma coisa tão simples como a
compreensão poderia mudar o destino das pessoas, simplesmente por se tentar
controlar sentimentos como a raiva, a aversão e transforma-los em compreensão,
em entendimento, em aceitação do diferente.
O segundo teste é o que ele teve que
ver dois vídeos, o primeiro no qual ele vê o que parece ser a amputação de um
membro, mas só consegue ver o membro, e o segundo no qual ele vê uma pessoa que
teve queimaduras ser descamada para que o tratamento seja feito, onde nesse ele
vê o semblante da pessoa. O que acontece é que, normalmente, as pessoas sentem
aversão quando expostas a tais vídeos, sente repudio das imagens. O que
aconteceu com Öser no primeiro foi o mesmo que as outras pessoas sentiram. O
interessante é o que ele sente ao ver o vídeo das queimaduras, pois ele,
provavelmente por moldar, lapidar sua compaixão com o próximo através da
meditação chamada geração da compaixão, sentiu compaixão, amor por aquela
pessoa, e não agonia com a cena, ele se compadeceu pela pessoa. Para mim, isso
mostra a percepção que ele tinha com o sentimento alheio, pois como na primeira
imagem ele não via a pessoa, não tinha com o que se compadecer, pois ele via
apenas um membro sendo amputado, não conseguia reparar o sentimento na
expressão pessoal. Já no segundo vídeo, por ele ter acesso a figura humana, ter
acesso a expressão corporal e facial do ser, ele sentiu amor por aquela pessoa,
pensou no sofrimento dele e sentiu a tristeza daquilo, não agonia com a cena
forte. Isso pra mim mostra o quanto ele conseguiu trabalhar a compaixão pelo próximo,
fato tão desgastado hoje em dia, pois, na minha opinião, se todos, e eu me
incluo nisso, trabalhássemos mais na compaixão, no amor ao próximo, o mundo
teria uma cara diferente. Se conseguíssemos reparar no sofrimento de, por
exemplo, moradores de rua, de animais maltratados, pessoas solitárias, pessoas
com problemas de todos os tipos, pessoas essas que podem estar dentro da nossa
família, nós pensaríamos em como cuidar deles, em como tirar aquele sofrimento
deles, em como fazer com que se sintam bem, independente de conhecermos ou não,
de gostarmos delas ou não. Para mim, a compaixão pode ser compartilhada, quando
se realiza um ato de amor por alguém, aquela pessoa pode aprender com tal ato e
passa-lo adiante, por isso digo que o mundo seria diferente, poderíamos continuar
tendo todos os problemas do dia a dia, mas seria mais fácil supera-los com a
ajuda dos outros, com o carinho e compaixão deles.
Enfim, claro que todos esses benefícios
da meditação não são exclusivos da meditação em si. Penso que podem ser
desenvolvidas de diversas formas, como exemplos temos as manifestações nas outras
religiões mesmo, pois vemos pessoas que nunca nem ouviram falar em meditação,
mas que se portam como Öser diante da sociedade, como missionários católicas,
espíritas que comandam instituições sociais, entre outros, que na verdade nem
professam fé alguma mas que são diariamente provados com essas emoções
destrutivas, como o de desânimo quando não possuem apoio, de raiva quando algo
dá errado, mas as controlam e as transformam em compaixão, em estimulo buscando
um bem comum social. Mas concordo que tais descobertas que surgiram com esses estudos
feitos em Lama Öser podem ser benéficas para a sociedade, pois foi visto que existe
sim uma forma de se educar a mente para o bem pessoal, que é possível se ter
controle dessas emoções destrutivas. Isso pode ser o início para o controle de
doenças que surgem do poder da mente, como a depressão, a ansiedade, entre
outras.
REFERÊNCIA:
LAMA, D. e GOLEMAN, D. (2003) COMO LIDAR COM EMOÇÕES DESTRUTIVAS. RIO DE JANEIRO: CAMPUS LTDA. PG. 23 A 45.
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